Os arquitetos Paulo Kawahara, do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, e Yasmin de Nadai, da Bairru Urbanismo, falam sobre os principais diferenciais e benefícios de um bairro planejado. Confira!
Planejamento, densidade e democratização. Essas palavras-chave são utilizadas pelo arquiteto e urbanista Paulo Kawahara para explicar parte do conceito de um bairro planejado. A primeira é relacionada à importância de pensar e planejar o projeto com antecedência, reunindo todas as áreas importantes em prol da qualidade dos serviços e da comunidade. Já a segunda tem a ver com a necessidade de o bairro ser ocupado, o que, consequentemente leva ao terceiro tema: a democratização, com o objetivo de que o empreendimento seja efetivamente um bairro aberto para todos.
Arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paulo Kawahara é, desde 2003, sócio do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, que assina o projeto do bairro planejado Bairru Parc, em Pinhais (PR), na Região Metropolitana de Curitiba.
Com experiência na coordenação e participação de projetos de desenvolvimento urbano e metropolitano, para clientes públicos e privados, Paulo aponta os bairros planejados como uma resposta ao mantra “Vida e Trabalho Juntos”, utilizado por Jaime Lerner (1937-2021), um dos arquitetos e urbanistas mais influentes do Brasil, ao longo da sua vida.
A máxima responde aos principais objetivos de um bairro planejado, atendendo ao planejamento, densidade e democratização.
“Pois além do planejamento, também é preciso pensar na densidade, na ocupação dos espaços e em oferecer empregos, serviços, comércio, entre outros, próximos uns dos outros, para que parte da vida possa ser feita a pé”, explica o arquiteto.
O que reforça a essência da democratização e a primazia do espaço público.
“Nada contra os condomínios fechados, por exemplo, mas acreditamos que os melhores espaços precisam ser públicos. É preciso pensar na maioria, em simplificar e compactar, mas focando no bem-estar de todos. Quando você tem a mistura de usos dos espaços, com residências, comércios, escolas, centro médico, você tem uma grande condição de morar e trabalhar no mesmo lugar”, complementa.
Ocupar espaços
Em um bairro planejado, existe a prioridade para o comércio de rua e para ocupação das pessoas nos espaços ofertados, seja para serviços ou lazer.
“Dentro dessa premissa, um pequeno comércio se viabiliza sozinho. Porque é um espaço pensado para as pessoas. Quando não existe este planejamento, não existe uma ocupação adequada. Se você abre um açougue, por exemplo, em um loteamento que não foi planejado, em um mês ele pode falir. Mas com planejamento, você atende às necessidades das pessoas e todos saem beneficiados”, diz.
Por isso, a densidade, composta no tripé citado pelo arquiteto, também é uma necessidade de um bairro planejado aberto.
“Um bairro planejado é diversificado e isso melhora também a segurança. O bairro planejado aberto abriga diversos tipos de renda e melhora a integração das pessoas”, salienta.
Mais vantagens
Para Yasmin de Nadai, arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), que desde 2018 integra o time da Bairru Urbanismo – responsável pelo Bairru Parc, um bairro planejado é um empreendimento de uso misto que traduz em uma menor escala a vida de uma cidade completa, com área residenciais, comerciais e empresariais, além de uma grande variedade de serviços e opções de lazer e cultura que criam uma centralidade.
A arquiteta reforça que essa diversidade de usos e opções de moradia, junto a um planejamento consciente e sustentável, cria uma atmosfera urbana vibrante.
“As vantagens são inúmeras e diretamente relacionadas ao aumento de qualidade de vida. Não só para os moradores, mas para todo o entorno, que ganha com novas oportunidades de emprego, maior proximidade com serviços, novas programações de lazer e geração de renda para o município, que pode investir em mais equipamentos públicos e outras melhorias para a cidade”, cita Yasmin.
Para ela, “morar, estudar, trabalhar e se divertir (ou seja, viver) em raios de, no máximo, 15 minutos de caminhada, reduz o estresse causado pelos longos deslocamentos e consequentemente permite aumentar as horas dedicadas à diversão, à família e ao cuidado com a saúde”. Além disso, ela complementa que essa proposta é um grande incentivo para a economia local, que se beneficia da concentração de circulação de pessoas.
Sobre o Bairru Parc
Yasmin conta que o Bairru Parc será um bairro planejado completo, com um modelo de implantação e gestão a longo prazo, seja através da Bairru Urbanismo ou da Associação de Moradores, para garantir o grande impacto positivo não só na vida dos novos moradores, mas também do município paranaense de Pinhais como um todo.
“Além de todo o mix de produtos e a destinação de metade da área do empreendimento para áreas públicas e de lazer, todas projetadas por escritórios de arquitetura referência e executadas pela Bairru Urbanismo, nossos grandes diferenciais serão a garantia de um planejamento urbano sustentável e pensado para garantir saúde e bem-estar para os moradores”, adianta Yasmin.
O novo bairro terá soluções de drenagem de forma a aproveitar a água da chuva; lago para contenção de cheias, uso de LED na iluminação pública; pontos de recarga para carros elétricos; arborização em 100% das ruas; rede pública Wi-fi; mobiliários inteligentes; rede de Fibra Óptica; estacionamento de veículos compartilhados e sistema de segurança integrado, tudo em big data.
Desenvolvido dentro de um planejamento urbano sustentável e pensado para garantir a saúde e bem-estar das pessoas com certificações reconhecidas internacionalmente (LEED ND e FITWEL), o projeto baseia-se nos princípios do Novo Urbanismo. Assim, dá prioridade à conectividade e à mobilidade, apostando em diversas alternativas de meio de transporte. Equipamentos públicos, pedestres e espaços de convivência terão prioridade em um planejamento que traz benefícios para todos.
Leia também: “Mudanças no comportamento e no consumo colocam em pauta novas certificações”