Poder público, privado e comunidade: quem pode – e deve – promover a gentileza urbana?
Gentilezas urbanas são ações que deixam a vida das pessoas mais agradável, prática e feliz. O conceito ganha amplitude quando falamos de urbanismo e arquitetura, já que tanto empresas privadas quanto públicas podem oferecer soluções, temporárias ou não, para facilitar o dia a dia da população nas cidades.
No entanto, cabe a cada um de nós promover essas gentilezas. Quando o tema está sob responsabilidade das organizações, bons exemplos não faltam para inspirar e melhorar o ambiente urbano.
Em Curitiba, por exemplo, a GT Building ganhou destaque nacional ao lançar o maior painel urbano do Sul do Brasil, em fevereiro deste ano. Foram 42 dias de trabalho para pintar uma obra que se destaca na cidade e muda a paisagem local, ao mesmo tempo que chama atenção para o empreendimento.
Localizado na rua Martim Afonso, ao lado do supermercado Condor, o painel urbano tem 41 metros de altura e 68 metros de largura e leva a assinatura dos artistas Renê Muniz e Thiago Pessoa. Uma curiosidade é que o painel pode ser inscrito no Guinness World Records, na categoria Maior Pintura em Lateral de Edifício.
No site da GT Building, o diretor da empresa, José Alfredo Tomé ressalta:
Com um painel urbano, é possível ainda resgatar espaços e a conexão entre as pessoas que passam pelo local. Todos os nossos empreendimentos são pensados nas pessoas e em melhorar a sua qualidade de vida. O painel é um marco para a cidade, sendo o maior, e também irá integrar a paisagem do Casa Milao, que está com a construção em andamento e trará um charme ainda mais especial para Curitiba.”
Lazer e entretenimento para todos
Melhorar a paisagem é apenas um exemplo de gentileza urbana. Também é possível modificar o ambiente para que todos tenham mais aproveitamento do espaço, como fez a Piemonte, no bairro Bigorrilho, em Curitiba.
A empresa construiu uma praça reunindo diferentes atrações de lazer e diversão no local da obra do empreendimento. A praça reúne desde Pet Place, um espaço para pets, até quadra de areia para praticar beach tennis, além de parquinho para as crianças e espaço fitness.
Quando as empresas privadas investem em espaços que beneficiam a todos, estão contribuindo para a melhoria da cidade, assim como a Construtora Laguna fez com a Praça Bioos, também no mesmo local da construção do empreendimento, no bairro Juvevê.
A praça tem espaço pet, academia, playground para as crianças e até OPTree, mobiliário urbano feito de materiais sustentáveis que utiliza apenas a energia produzida por ele mesmo para gerar mais energia, disponibilizando saídas USB para carregar celular, por exemplo.
A OPTree é criação da Sunew, empresa líder na produção de OPV (Organic PhotoVoltaic), e que, desde 2015, busca implantar fontes de energia limpa em ambientes urbanos e aproximar as pessoas desta tecnologia.
Na praça criada pela Laguna, o mobiliário urbano apresenta um design moderno, com estruturas em um formato que remete à palmeira, banco de madeira certificada e tronco em aço inox. Cada uma de suas “folhas” contém OPV laminado em vidro ou policarbonato, ou seja, células fotovoltaicas que captam a luz e a convertem em energia, possibilitando a recarga de celulares de forma sustentável.
Localizado na avenida João Gualberto, 1276, funciona diariamente, das 9h às 19h30 e é aberta ao público para gerar gentilezas que fazem diferença no dia a dia.
Uma vida mais verde
Também dentro do conceito de gentilezas urbanas, deixar a cidade mais arborizada é uma premissa das mais pertinentes. É o que propõe o escritório de arquitetura Adolfo Sakaguti, no empreendimento da FAE Business School, que criou uma “cortina verde” no centro da capital paranaense.
Localizado na esquina da avenida Visconde de Guarapuava com a rua Alferes Poli, o projeto tem um recuo maior do que o gabarito local (de cinco metros para dez metros) para aumentar a área do jardim, com floreiras, espelho d’água e uma escultura. Além dos jardins, duas cortinas verdes transparentes com altura de três andares foram criadas, transformando a cortina de cimento em uma “cortina verde”.
O aumento das áreas verdes pode trazer ainda mais funcionalidade, como a horta de temperos proposta pela Vanguard no tapume de seu empreendimento no bairro Água Verde. A empresa decidiu investir no conceito de gentileza urbana em formato gastronômico, plantando temperos e folhas para chá disponíveis para toda população.
Gentileza é poder aproveitar!
No Bairru Parc, megaempreendimento imobiliário que será construído em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, você poderá conferir vários exemplos de gentileza urbana colocados em prática.
Se você tem alguma ideia de como uma gentileza urbana pode ajudar você e seus vizinhos, conte para nós!
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