Curitiba vai ganhar um novo bairro concebido pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que quando prefeito transformou a capital do Paraná em referência internacional em urbanismo.
O bairro planejado ocupa uma área de 560 mil m2 e incorpora no projeto a pista do Autódromo de Curitiba, hoje desativado, mas que fez parte do circuito automobilístico nacional. O terreno foi adquirido ha mais de seis anos e será incorporado pela BairrU, empresa de desenvolvimento imobiliário do Paraná.
O Valor Geral de Vendas (VGV) total será de R$ 4 bilhões. Estão previstos 40 prédios residenciais e corporativos, 300 casas e mais uma área comercial com 200 lojas de rua. A expectativa é atrair 8 mil moradores para as 2,7 mil unidades residenciais previstas para o empreendimento.
Do lado comercial, o empreendimento deve contar com farmácias, padarias, supermercados, escolas, lojas de departamento, clínicas e consultórios. Também está previsto um hub de inovação para abrigar startups e negócios da indústria criativa.
Lerner concebeu o bairro incorporando o conceito de cidade de 15 minutos, em que as atividades do dia a dia estão a 15 minutos de distância a pé, de bicicleta ou transporte público, mesclando moradia, escritórios, comércio e áreas de lazer. Após a sua morte, em 2021, 0 projeto seguiu em desenvolvimento pelo escritório que leva o nome do arquiteto.
O bairro fica localizado a 15 minutos do centro de Curitiba, a 25 minutos do aeroporto, e também próximo a hospitais e escolas.
As áreas verdes e de lazer ocupam 23%do novo bairro, somando o equivalente a 20 campos de futebol ou 130 mil m2. Está incluído nessa conta o próprio circuito de 4 km do autódromo, que foi preservado para atividades de ciclismo e corrida e também como via no bairro. Estão previstos um parque com lago, arena esportiva, academia, playground e cachorródromo.
O bairro opera num circuito eletrônico fechado de segurança, com reconhecimento facial e de carros, cercamento virtual do perímetro com barreira de câmeras termográficas, câmeras multisensores e totens de segurança. Estão previstas rondas motorizadas de segurança 24 horas e uma central de controle operacional funcionando em tempo integral.
— Estamos orgulhosos e felizes em anunciar essa grande novidade para Curitiba. Realizaremos o grande sonho do Jaime de ter um bairro para as pessoas com o conceito de morar, trabalhar e viver bem em um sé lugar — diz Fernando Bau, CEO e fundador da BairrU.
Leia a matéria completa no O Globo.