Entenda o conceito que está mudando a forma de pensar e agir das pessoas
Uma vida mais prática, mais inteligente, mais sustentável, com mais tempo para se fazer o que gosta e com mais agilidade para resolver as coisas do cotidiano. É assim que você gostaria de viver a sua rotina diária?
Pois saiba que, mais do que um desejo, este é um conceito que já está sendo colocado em prática por muita gente. Trata-se do smart life, um estilo de vida que, mesmo sem saber, você já pode ter adotado.
Com a digitalização e tudo o que temos vivido com nossos aparelhos – desde os celulares até a Internet das Coisas – nós aprendemos que a tecnologia está aí para fazer com que nossa vida se torne mais inteligente, mais prática e temos que tirar proveito disso”, salienta o especialista em Marketing Pessoal no Mercado de Luxo, voltado ao Mercado Imobiliário, Arquitetura e Design, Adriano Tadeu Barbosa.
Ele lembra como conceitos que antes faziam sentido mais para a logística, indústria e administração, como delivery e just in time, por exemplo, passaram a fazer parte do nosso cotidiano.
Já somos consumidores 5.0, atualizados e cada vez mais passamos a buscar sofisticação e agilidade na entrega. E o smart life faz a conexão entre esses pontos”, ressalta.
Para ele, o conceito de smart life está diretamente relacionado ao acesso mais rápido às coisas. “Conseguimos resolver as coisas ao nosso redor de uma forma muito mais ágil, mais tecnológica, mas ao mesmo tempo muito mais simples”, explica.
A proximidade das coisas
Mas essa agilidade, na opinião de Adriano, nos leva a uma outra realidade: a da importância de consumir regionalmente. “Consumir serviços locais faz com que a vida seja mais prática, gere menos impacto ao meio ambiente, menos carbono, além de incentivar a economia local. É bom para todo mundo”, complementa.
E isso, para o especialista, também está ligado ao novo morar, já que a pandemia causada pelo novo coronavírus também modificou o conceito de casa e trabalho, unindo as duas funções e dando à moradia ainda mais importância em relação à qualidade de vida.
Adriano revela que o estilo de vida atual – e ideal – está muito mais próximo de uma consciência ambiental que é necessária não só para a geração que está consumindo no presente, mas para as gerações que vão consumir e viver no planeta no futuro. Para ele, não há como viver a vida sem ter essa consciência.
Não é só a consciência do ambiente, mas também social, de ajudar a pessoa que está ao lado, o vendedor, a pessoa que tem a sua loja, o seu comércio do lado de casa. De trabalhar e morar com qualidade. Isso tudo faz parte de uma vida smart. De uma smart life, que é primordial, não tem mais volta. E cada vez mais a gente vai buscar esse conceito. Isso entra nas casas, nos condomínios. Isso entra nas cidades, nos bairros, nos próprios países”, conclui.
Confira 4 dicas para você ter uma vida smart
- Pratique o minimalismo: use o essencial e descarte o que você não usa e não precisa.
- Privilegie o comércio local: compre do seu vizinho, do seu bairro e de pequenos comerciantes.
- Reduza o lixo: evite embalagens plásticas; recicle e cogite o uso de uma composteira.
- Use a água, a luz e outros recursos, de forma sustentável: aproveite a água da chuva para lavar carros e calçadas. Você pode fazer o mesmo com a água do último descarte da máquina de lavar.
Leia também: “Uma nova perspectiva urbana: quando as pessoas fazem o espaço acontecer”