Qualidade de vida, educação e mercado de trabalho foram alguns dos critérios analisados na pesquisa realizada entre mais de 5,5 mil cidades do país

A promissora cidade de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, ganhou destaque nacional recentemente. O motivo é nobre. O município figurou na edição especial da Revista Isto É – As Melhores Cidades do Brasil 2022. A pesquisa, divulgada anualmente, mostra as melhores cidades de pequeno, médio e grande porte para se viver.

Realizado pela Austin Rating, o estudou revelou que Pinhais está na 17ª posição nacional nas melhores cidades de médio porte; ocupando a 2ª colocação no Paraná e a 1ª na Região Metropolitana. A pesquisa considerou 281 indicadores de mais de 5,5 mil municípios do país, entre eles econômicos (padrão de vida, mercado de trabalho, comércio exterior); fiscais (capacidade de arrecadação e execução orçamentária); sociais (qualidade de vida, educação, habitação e desenvolvimento humano) e digitais (mobilidade digital e acesso digital ao conhecimento).

Crescimento e investimentos

Apesar de ser a menor cidade do Paraná em extensão territorial, com uma área de pouco menos de 61km², Pinhais cresce exponencialmente e tem muito a oferecer. Seu desenvolvimento – tanto econômico quanto social – é constante. Além disso, é o município mais próximo do centro de Curitiba, localizado a menos de 9 km de distância.

O potencial turístico da região aumenta a cada dia, com atrações como a Estrada Ecológica, por exemplo, que convida ciclistas e pedestres a passeios nas estradas rurais; e o Parque das Águas de Pinhais. Inaugurado em 2018, se tornou o carro-chefe no turismo da cidade e uma das principais atrações para os turistas que visitam o estado. O parque conta com pista para caminhadas, ciclovias, bicicletário, academia ao ar livre, parquinho e um mirante para a Serra do Mar.

Com mais de 1,4 milhão de metros quadrados, o Parque das Águas atrai centenas de pessoas todos os dias

O município também se prepara para receber seu primeiro bairro planejado e o maior empreendimento urbanístico do Paraná: o Bairru Parc. Incorporado pela Bairru Urbanismo, o projeto vai transformar os 560 mil m² do antigo Autódromo Internacional de Curitiba em uma referência urbanística mundial.

O Bairru Parc está sendo construído dentro dos princípios do Novo Urbanismo e será um polo de atração de lazer e comércio na região; gerando empregos, oferecendo serviços e levando ainda mais qualidade de vida para os moradores do entorno.

Mais qualidade vida

Moradora de Pinhais, a jornalista e empresária Talita Vanso demonstra cada dia mais orgulho em morar na cidade que escolheu para viver. Natural de Londrina, ela chegou no município em 1998, depois de se formar na Universidade Estadual de Londrina (UEL). E nunca teve desejo de se mudar.

No início a gente não gostava muito de falar que morava em Pinhais. Mas isso foi mudando com o tempo. A cidade ganhou identidade própria, personalidade e afeto dos moradores. Hoje tenho orgulho de falar que construímos raízes no município”, revela Talita. Ela e a filha Sofia, de 10 anos, moram na cidade, perto dos pais e dos irmãos.

A jornalista afirma que encontra tudo o que precisa na cidade – desde infraestrutura até serviços -, como comércio e boas escolas. Além disso, ela conta que a filha faz dança gratuitamente em um projeto oferecido pela Prefeitura do Pinhais. “Isso é qualidade de vida”, destaca.

Outra moradora da cidade, a nutricionista Lúcia Caxambu, mudou-se para Pinhais há 16 anos, quando os três filhos eram pequenos.

Eu saí de Curitiba em busca de mais qualidade de vida. Queria sair do burburinho da cidade, estar mais perto da natureza e ter mais segurança para criar meus filhos”

E ela fica em feliz em dizer que, após todo esse tempo, sabe que tomou a decisão certa:

Não me arrependo de nada. Pinhais era uma cidade pequena quando mudei e agora oferece ainda mais estrutura e serviço para a população. E na pandemia, isso foi muito importante para a minha família. O município tem tudo o que precisamos”.  

Leia também: “Reinventar as cidades é reinventar um modo de vida com mais qualidade”